Sob os pés da Itália: nova arqueologia da cultura material urbana (2011-2012)

Museum of Geology of Bahia
Museu de Geologia da Bahia
Salvador, Bahia, Brazil (2011-2012)

Invitation of solo exhibition Sob os pés da Itália (2012)
Poster of solo exhibition Sob os pés da Itália (2012)

A solo exhibition brought together a collection of works of art by Flavio Marzadro seeking poetically problematize the relationship between man and his own material culture through decontextualized presentation and revisited representations of artifacts that make up the material culture of Western urban societies and the meanings contained therein. For the artist, these meanings see being hidden by the routines, practices, and the little reflective habits that cause us a certain social blindness.

Flavio Marzadro ♦ Mude Mercante II ♦ Mixed media, 2011 ♦ 100x100cm. Photo by Erivan Maraes (2012)
Flavio Marzadro ♦ Mude Mercante II ♦ Mixed media, 2011 ♦ 100x100cm. Photo by Erivan Maraes (2012)

 

In this solo exhibition, Marzadro brings together some of the works developed in Italy, his country of origin, between 2010 and 2011, which are part of a larger research project entitled “Under the feet of the World.” In his works, the artist seeks to reframe visible, tangible and material aspects of the artifact Walk / Hike in different Italian cities such as Venice, Trento, Milan, Verona and Rovereto.

Flavio Marzadro - Sindone Oriental IV ♦ Mixed media, 2011 ♦ 140 x 90 cm ♦ Photo by Erivan Moraes (2012)
Flavio Marzadro – Sindone Oriental IV ♦ Mixed media, 2011 ♦ 140 x 90 cm ♦ Photo by Erivan Moraes (2012)

The title of the solo exhibition, “Under the feet of Italy: new archeology of urban material culture“, intended to discuss man’s relationship with its material culture, making visible what seems invisible: the sidewalk artifact, which, like say Manfredo Tafuri, the famous critic of Italian art, works as a poetic excuse to discuss the social nature of Western man itself. The term has been used playfully archeology to emphasize that seeks to understand, reconstruct, re-read and speak poetically about a fragment of a historicized object”, which carries its historical and social context, their class conflicts and their modes of production materials and symbolic.

WORKS SELECTED/ Trabalhos selecionados


 

Exhibition at the Museum of Geology, Bahia, Brazil

The exhibition at the Museum of Geology of Bahia, Brazil (Photo by F.Marzadro)
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The exhibition at the Museum of Geology of Bahia, Brazil (Photo by F. Marzadro)
The exhibition at the Museum of Geology of Bahia, Brazil
The exhibition at the Museum of Geology of Bahia, Brazil (Photo by F. Marzadro)

 


 

Flavio Marzadro, artista plástico e sociólogo italiano, 40 anos, residente em Salvador da Bahia desde 2009, realizou uma exposição individual no Museu Geológico da Bahia, de 13 de dezembro de 2011 a 25 de fevereiro de 2012, intitulada “Sob os pés da Itália: nova arqueologia da cultura material urbana”.

Flavio Marzadro ♦ Visigoti ♦ Mixed media, 2010 ♦ 80x70cm ♦ Photo by Erivan Moraes
Flavio Marzadro ♦ Visigoti ♦ Mixed media, 2010 ♦ 80x70cm ♦ Photo by Erivan Moraes

A exposição reúne um conjunto de obras de arte de Flavio Marzadro que busca problematizar poeticamente a relação entre o homem e a sua própria cultura material, por meio da apresentação descontextualizada e revisitada de representações de artefatos que compõem a cultura material das sociedades urbanas ocidentais e os significados nela contidos. Para ele, tais significados veem sendo ocultados pelas rotinas, pelas práticas e pelos hábitos pouco reflexivos que nos causam uma certa cegueira social.

Flavio Marzadro ♦ Polifermo ♦ Mixed media, 2010 ♦ 80 x 100 cm ♦ Photo by Erivan Moraes (2011)
Flavio Marzadro ♦ Polifermo ♦ Mixed media, 2010 ♦ 80 x 100 cm ♦ Photo by Erivan Moraes (2011)

Nesta mostra, Marzadro reúne parte das obras desenvolvidas na Itália, seu país de origem, nestes últimos dois anos, que integram uma pesquisa maior intitulada “Sob os pés do Mundo”. Em suas obras, o artista busca reenquadrar aspectos visíveis, concretos e materiais do artefato Calçada/Passeio em diferentes cidades italianas, tais como Veneza, Trento, Milão, Rovereto e Verona.

O título da Mostra, “Sob os pés da Itália: nova arqueologia da cultura material urbana”, pretende discutir a relação do homem com a sua cultura material, tornando visível o que parece invisível: o artefato calçada, a qual, como diria Manfredo Tafuri, o famoso crítico de arte italiano, funciona como uma desculpa poética para discutir a própria natureza social do homem ocidental. O termo arqueologia é utilizado ludicamente, para ressaltar que busca-se compreender, reconstruir, reler e intervir poeticamente sobre um fragmento de um “objeto historicizado”, que carrega consigo seu contexto histórico e social, seus conflitos de classe e seus modos de produção materiais e simbólicos.

Flavio Marzadro - Mappa provisoria - Verona 2010 - 70x60cm peq Flavio Marzadro - Efimero inverso I - Trento 2010 - 70x60cm peq2

 

Criticism of the work of Flavio Marzadro
Críticas sobre o trabalho de Flavio Marzadro

A. Matilde Matos, art critic, member of ABCA (Brazilian Association of Art Critics) and of International Association of Critics of Art (AICA)

 Plurality of the trends in contemporary art contrary to the representation, the artist can hardly keep the socio-cultural or political significance to art that develops, as does Flavio Marzadro.Italian by birth who lives in Bahia for two years, artist and sociologist, Marzadro decoded urban material culture the worn floors of sidewalks in Florianopolis, Brasilia, Paris, Milan, Venice and Salvador of Bahia today – their significant original art.Observation of those sidewalks where have you been, Marzadro developed a mixed technique worked as ceramics, two-dimensional pictures of attractive singular confection, absolutely original, that need to be seen.

Na pluralidade das tendências da arte contemporânea contrarias à representação, dificilmente o artista consegue manter o significado sócio-cultural ou político à arte que desenvolve, assim como faz Flavio Marzadro.

Italiano de nascimento radicado na Bahia há dois anos, artista e sociólogo, Marzadro decodificou da cultura material urbana – os desgastados pisos das calçadas em Florianópolis, Brasília, Paris, Milão, Veneza e hoje Salvador – a sua significativa arte original.

Da observação daquelas calçadas por onde andou, Marzadro desenvolveu numa técnica mista trabalhada como a cerâmica, atraentes quadros bidimensionais de singular confecção, absolutamente originais, que precisam ser vistos.

 

B. Carlos Etchevarne, Argentine archaeologist, PhD Professor of the Federal University of Bahia, Brazil

As the title indicates, the underlying idea of the sample of artist Flavio Marzadro has clear and unquestionably, an archaeological scientific bias, in that it uses compositional elements of the materiality of urban culture to look pass messages or, rather, to instigate the public questioning and seeking answers about the private or social meaning of things (or artifacts, the archaeologists of the language). Thus, the streets become significant testimonies, although decontextualized, due to artistic license of the cutouts made​​. What the archaeologist currently does (observation, survey, excavation, data collection, analysis and interpretation of material culture), in the hands of Marzadro already prepared synthetically, so that the viewer’s gaze is directed to a fragment of city street (your or any other known or imagined), which fragment constitutes a questioning and challenging milestone.

But, as opposed to the archaeologist, whose interpretative practice allows the construction of singular events or general sociohistorical processes, Flávio Marzadro decides to put the responsibility for interpretation of each cutout floor in each observer, considering that each person has the capacity to appropriate particularly the same piece of road, as your life experience. An artistic idea of ​​deep social sensibility that certainly many archaeologists wish they had ever thought.

Como o título o indica, a idéia subjacente da amostra do artista plástico Flávio Marzadro tem, nítida e inquestionavelmente, um viés científico arqueológico, na medida em que utiliza elementos compositivos da materialidade da cultura urbana para procurar passar mensagens ou, melhor dizendo, para instigar no público o questionamento e a procura de respostas sobre o significado particular ou social das coisas (ou dos artefatos, no linguajar dos arqueólogos). Assim, as ruas se transformam em testemunhos significativos, ainda que descontextualizados, devido à licença artística dos recortes efetuados. Aquilo que o arqueólogo correntemente faz (observação, prospecção, escavação, coleta de dados análise e interpretação da cultura material), nas mãos de Marzadro já vem preparado, sinteticamente, para que o olhar do observador seja orientado para um fragmento de rua de cidade (a sua ou qualquer outra conhecida ou imaginada), fragmento este que se constitui em um marco interrogante e desafiador.

Mas, opostamente ao arqueólogo, cuja prática interpretativa permite a construção de eventos singulares ou processos sócio-históricos gerais, Flávio Marzadro decide por a responsabilidade da interpretação de cada recorte de chão, em cada observador, considerando que cada pessoa tem capacidade de se apropriar particularmente do mesmo pedaço de rua, conforme a sua experiência de vida. Uma idéia artística de profunda sensibilidade social que, certamente, muitos arqueólogos desejariam já ter pensado.

 

C. Giuliano Ottaviani, italian artist

The Artist materic

Micro history and material culture in the production of public art

The artistic research of Flavio Marzadro, italian artist and sociologist, seeks to rescue the human being that is in each of us. For him, this human being in hiding the everyday practices of contemporary, whose representations give much in terms of time consumption, energy, history, relationships and love, than in thinking about the dimensions of this same time , energy, history, relationships and love, what makes us human.

His artistic work is a creative invitation to look within our society. Through it, Flavio shows us again what gets asleep with time, which we no longer pay attention, even when loaded with symbolism about our daily activities, on how we relate to nature, wanting to turn her or even distance ourselves from it. It is so beautiful series “Under the foot of the world“, in which Flavio rebuilds, and shows us a different perspective, pieces of material culture of different societies contained in their driveways, whose antagonistic relationship with the primitive earth, or the dirt, his first transformation, appears as an index of its official rate of progress, with materials and shapes ranging leaving behind, in time and space, which was once simply ground.

To transform a something that was under our feet for something that comes under our eyes, the series “Under the feet of Italyleaves us puzzled and embarrassed. And wanting to stay more attentive to our world.

O Artista Matérico

Cultura material e microhistória na produção da Arte Pública

A pesquisa artística de Flavio Marzadro, artista e sociólogo italiano, procura resgatar o ser humano que está em cada um de nós. Para ele, este ser humano anda escondido pelas práticas cotidianas da contemporaneidade, cujas representações se dão muito mais na perspectiva do consumo do tempo, da energia, da história, das relações e do amor, do que propriamente na reflexão sobre as dimensões deste mesmo tempo, energia, história, relações e amor, que nos torna humanos.

Sua obra artística é um convite criativo para olhar para dentro da nossa sociedade. Por meio dela, Flavio nos mostra novamente aquilo que vai ficando adormecido com tempo, o que passamos a não mais prestar atenção, mesmo quando carregado de simbolismos sobre o nosso fazer cotidiano, sobre o modo como nos relacionamos com a natureza, querendo transformá-la ou mesmo nos distanciar dela. 
É assim a bela série “Sob os pé do mundo”, na qual Flavio reconstrói, e nos mostra em uma perspectiva diferente, pedaços de cultura material de diferentes sociedades contidas em suas calçadas, cujo relação de antagonismo com a terra primitiva, ou com a terra batida, sua primeira transformação, aparece como índice do seu grau oficial de progresso, com materiais e formas que vão deixando para trás, no tempo e no espaço, o que um dia foi simplesmente terra.

Ao transformar um algo que estava sob nossos pés para um algo que passa a estar sob os nossos olhos, a Série “Sob os pés da Itália” nos deixa embaraçados e intrigados. E com vontade de ficarmos mais atentos ao nosso mundo.


 

ARTICLES/Artigos

Italian News, 12/12/2011
Italian newspaper article about the exhibition

Italian News newspaper (13/12/2011)
Italian News newspaper (13/12/2011)

 

Istituto Italiano di Cultura (ICRIO)
<click here to read>

IICRIO - Article about the exhibition
IICRIO – Article about the exhibition

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